(0)
(0)

Usando o conhecimento local do Algarve para ajudar os compradores

Com décadas de experiência, a Azul Properties está perfeitamente posicionada para o ajudar a compreender os muitos pontos diferentes que precisa de considerar ao selecionar uma propriedade no interior do Algarve. Sabemos que comprar uma propriedade rural significa que tem de considerar pontos específicos. Existem muitos itens diferentes que afectam a sua escolha de uma casa nas áreas rurais do Algarve, e aqui estão alguns pontos-chave a considerar:

Serviços

Eletricidade

A eletricidade principal está, na maioria dos casos, sempre disponível. Em muitos casos, recomendamos que considere a instalação de painéis solares fotovoltaicos para reduzir os seus custos de funcionamento, mas isso não é essencial.

A escolha de fornecedores de eletricidade é limitada, mas os níveis de serviço são os mesmos em todos os fornecedores, pelo que é livre de escolher a melhor oferta para as suas necessidades

Água

O fornecimento de água varia de área para área. A água da rede pública está disponível em muitas áreas, e esta é a solução ideal em muitos aspectos, uma vez que a água é limpa, certificada e fornecida através de uma rede fiável. Um ponto importante a considerar é a escala de encargos para o consumo de água. O consumo de água é cobrado numa base mensal e o uso intensivo de água é penalizado. Se o consumo doméstico de água for mantido a um nível razoável, então uma propriedade de 2 quartos não deverá pagar mais do que €20-€30 por mês.

Os furos são uma forma popular de obter água para irrigação e piscinas, uma vez que podem fornecer uma quantidade significativa de água a um custo inferior ao da água da rede. Para uma explicação detalhada sobre os furos, consulte este artigo (INSERIR LINK). 

A drenagem da rede não está tão amplamente disponível como a água da rede, embora isto esteja a mudar. Onde a drenagem da rede não está disponível, são utilizadas fossas sépticas (fossa septica). Existem dois tipos de fossas sépticas, uma que tem um poço roto e normalmente não precisa de ser esvaziada, e o tipo mais moderno que tem de ser esvaziado periodicamente. 

Internet

A Internet de fibra ótica está a ser instalada a bom ritmo, para substituir o serviço ADSL existente. Onde este ainda não está disponível, a internet móvel 4G é uma opção viável, e temos parceiros que podem instalar todo o equipamento necessário para fornecer um bom serviço.

Vida quotidiana

Acesso

Ao comprar uma propriedade rural no Algarve, deve prestar atenção ao acesso. Embora aquele caminho de areia pareça agradável num dia de verão, como será quando chover? Certifique-se de que os direitos de acesso à propriedade estão claramente definidos, e que não existem dúvidas quanto à forma como vai aceder à sua casa.

Correios e entregas

Nas zonas rurais do Algarve, normalmente as caixas de correio estão agrupadas em pontos centrais de cada aldeia. Cada casa tem a sua própria caixa de correio.

A maioria das empresas de entregas aceita coordenadas GPS ou what3words, para que possam encontrar facilmente a sua casa.

Gestão de terrenos

Todos os proprietários de terrenos rurais no Algarve têm a responsabilidade de manter os seus terrenos limpos e bem geridos, principalmente para reduzir o risco de incêndios nos meses de verão. 

Praticidades

Viver nas zonas rurais do Algarve não significa que tenha de viver sem facilidades. Embora não tenha um hipermercado à sua porta, é importante considerar a proximidade de lojas e instalações locais ao escolher a sua casa. O nosso teste do “litro de leite” é uma boa forma de considerar a praticidade – imagine que está a fazer uma chávena de chá e se apercebe que ficou sem leite. Quanto tempo levará para chegar à loja mais próxima e voltar para casa com um litro de leite?

Por que o Algarve rural?

À medida que se afasta da costa, os valores das propriedades reduzem e pode encontrar um valor real para o dinheiro nas áreas interiores.

Paz e tranquilidade é um fator chave para muitas pessoas que querem escapar do stress do dia a dia, e ter um retiro onde possam relaxar.  

O ar puro é cada vez mais uma preocupação para muitas pessoas (particularmente aquelas que vivem em cidades) e isso é garantido no interior do Algarve.

A possibilidade de trabalho remoto tornou-se agora uma realidade, e muitas pessoas têm a sorte de poder trabalhar a partir de casa. Quando “casa” é uma casa tranquila com belas vistas para o campo, isto é muito apelativo.

Faça a mudança!

Embora possa achar a mudança para uma zona mais rural um pouco assustadora inicialmente, pode contar com a nossa experiência para responder a todas as suas perguntas e ajudá-lo a selecionar o seu idílio rural no Algarve. Se tiver alguma dúvida por favor ligue-nos para 00351308801913 ou envie um email para richard@azul-properties.com