(0)
(0)

Furos, um recurso útil

Furos

Em todas as zonas do Algarve, onde não existe água da rede pública ou onde é necessária uma maior quantidade de água, os furos são utilizados para fornecer uma fonte de água. Muitas pessoas já ouviram falar de um furo, mas não compreendem o conceito. Vamos explicar-lhe o que está envolvido na formação de um furo e como funciona.

O processo de criação de um furo

A perfuração de um furo é uma operação especializada. Uma empresa especializada avaliará a viabilidade de perfurar um furo no local pretendido e, normalmente, dar-lhe-á uma indicação aproximada da profundidade a que terá de perfurar.

É necessário um equipamento de perfuração que faça um furo verticalmente para baixo até encontrar uma fonte de água adequada. O furo é então revestido com um tubo de aço ou de PVC, para evitar que o furo se desmorone no futuro.

Uma bomba submersível é então baixada pelo furo. Na maioria dos casos, são fixados tubos rígidos na parte superior da bomba, que é depois baixada um tubo de cada vez. Um cabo elétrico é conduzido da bomba até ao furo. Quando a bomba atinge a profundidade necessária, os tubos são fixados no topo do furo. O cabo é ligado a um painel de controlo e os tubos de abastecimento de água são levados para um tanque de armazenamento de água (muitas vezes um tanque subterrâneo conhecido como cisterna).

Seleção da bomba 

A bomba que bombeia a água do furo deve ser escolhida com cuidado, pois é uma parte fundamental do sistema e cara de substituir. Existem diferentes níveis de qualidade disponíveis e, como regra geral, você deve comprar a melhor bomba que puder pagar.

Como a água chega à casa e ao jardim?

Uma vez que a água tenha sido bombeada para fora do furo, ela será contida dentro de um tanque de água. Uma bomba separada é então usada para bombear a água deste tanque para o jardim e a casa.

Legislação

Os furos não podem ser perfurados em qualquer local que desejar. É necessária a autorização da agência ambiental (A APA | Agência Portuguesa do Ambiente (apambiente.pt)). Normalmente, é necessário manter um furo a uma distância mínima de 100m dos furos adjacentes (50m em casos especiais com regras extra).

Sistema de controlo 

A bomba do furo tem de ser controlada por um sistema que garanta que só funciona quando há água presente, para proteger a bomba. O sistema de controlo mais antigo consistia em sensores que eram introduzidos no furo e que detectavam os níveis de água. Estes sensores não têm uma vida útil muito longa e têm uma vida dura, uma vez que estão instalados num ambiente agressivo.

Existe um sistema de controlo mais moderno que utiliza um painel de controlo eletrónico para medir a corrente utilizada pela bomba. Uma vez calibrado corretamente, este sistema é muito superior e proporciona mais controlo e maior proteção à bomba.

Tratamento da água

A maior parte da água dos furos no Algarve é dura (ou seja, tem um elevado teor de cálcio). Se a água for utilizada para uso doméstico, então será necessário um descalcificador para reduzir a dureza da água.

Se quiser beber a água do seu furo, então deve testá-la. Na maioria dos casos, a água precisará de alguma desinfeção para se tornar adequada ao consumo humano, mas é perfeitamente adequada para duches, banhos, etc.

A água é gratuita?

Não, mas este é um equívoco comum. Está a usar eletricidade para bombear a água do furo para o seu tanque de água, e está a usar eletricidade para bombear do tanque para a sua casa ou jardim.

Também precisa de considerar o custo de instalar/substituir a bomba do furo como e quando necessário. É verdade que a água do furo é significativamente mais barata do que a água da rede, quando se utiliza uma quantidade significativa de água. 

Problemas comuns do furo

Um furo corretamente construído e mantido dar-lhe-á anos de serviço. No entanto, como acontece com qualquer instalação mecânica, haverá sempre algumas reparações necessárias ao longo do caminho. Estes são alguns dos problemas mais comuns relacionados com os furos:

  1. Canos danificados. Com o tempo, os tubos que transportam a água da bomba para a superfície podem corroer-se. Isto acontece frequentemente perto do nível natural da água no furo. Uma vez criado um buraco na tubagem, a bomba funciona mas não consegue bombear a água para o serviço
  2. Desgaste. A bomba está montada dentro de água, muitos metros abaixo da superfície e trabalha frequentemente todos os dias. Com o passar do tempo, a bomba vai sofrer desgaste e, a dada altura, terá de ser substituída. Normalmente, é óbvio quando a bomba já não está em condições de funcionar
  3. Fluxo de água baixo. Este é normalmente um sinal de que não há água suficiente disponível, mas também pode ser causado por danos parciais nos tubos de água ou problemas com a bomba
  4. Fluxo de água intermitente. Quando o fluxo de água inicial é bom, e depois diminui até parar, pode ter quase a certeza de que não há água suficiente no seu furo

Boas práticas

A água não é um recurso infinito, e este facto deve ser sempre considerado. Embora não vá receber uma fatura todos os meses pela água que consome, não deixa de ser um custo para o ambiente, pelo que a água deve ser utilizada de forma responsável. Certifique-se de que os sistemas de rega estão em boas condições e repare eventuais fugas logo que surjam.

Evite a rega excessiva das zonas ajardinadas e procure utilizar a quantidade mínima de água, em vez de regar todos os dias, porque é mais fácil.