Introdução aos painéis solares
O Algarve é o local perfeito para tirar partido dos benefícios financeiros, práticos e ecológicos associados aos painéis solares. É raro haver um dia em que o sol não esteja visível, pelo que se pode tirar o máximo partido de um sistema solar durante todo o ano.
Há muitas vezes confusão sobre os tipos de painéis solares disponíveis, e as suas funções. Estes podem ser divididos em dois tipos: os painéis que produzem eletricidade (fotovoltaicos) e os que produzem água quente (solares térmicos). Este artigo explicará os princípios subjacentes aos sistemas fotovoltaicos
Fotovoltaicos
Os painéis solares fotovoltaicos funcionam convertendo a luz solar em eletricidade através do efeito fotoelétrico. Não existem partes móveis num painel solar fotovoltaico. Para além da limpeza ocasional, não é necessária qualquer manutenção de rotina.
A eletricidade gerada pelos painéis é DC (corrente contínua) e um dispositivo eletrónico (conhecido como inversor) converte-a em AC (corrente alternada) para que possa ser usada para alimentar aparelhos em casa.
Existem muitos tipos diferentes de painéis solares e inversores, e deve ter-se cuidado ao selecionar o equipamento para a sua casa. Os painéis baratos têm potências mais baixas e não são construídos com o mesmo padrão que os produtos de qualidade superior. Os painéis topo de gama são agora de dupla face, para que possam produzir eletricidade a partir da luz solar reflectida na parte de trás do painel, aumentando assim a produção.
Os inversores variam muito na sua qualidade, funcionalidade e durabilidade.
A grande maioria dos painéis fotovoltaicos são fixos no local. Quando os sistemas solares fotovoltaicos foram introduzidos pela primeira vez no Algarve, havia uma tendência para instalar sistemas de rastreamento, que moviam os painéis para se alinharem da maneira mais eficiente com o sol ao longo do dia. Com o aumento do desempenho dos painéis fixos, estes sistemas de rastreamento já não são considerados válidos.
Quanto à forma como a eletricidade é utilizada, existem duas opções – simples e de armazenamento.
Fotovoltaico simples
Este sistema cria eletricidade e alimenta-a de volta à rede eléctrica com a casa, reduzindo assim a quantidade de eletricidade que tem de ser fornecida pela rede.
Se estiver a produzir mais eletricidade do que precisa, esse excesso é importado para a rede e não recebe qualquer pagamento por isso.
A chave para maximizar a eficiência deste sistema é utilizar o máximo possível da eletricidade produzida. Por exemplo, uma bomba de piscina consome uma quantidade significativa de eletricidade, por isso, se for utilizada durante o dia, utilizará a eletricidade gerada e maximizará a sua poupança.
Um erro comum neste tipo de sistema é instalar um sistema com demasiados painéis e que está constantemente a produzir mais eletricidade do que aquela que pode utilizar. É melhor ter um sistema mais pequeno e usar toda a eletricidade gerada.
Armazenamento fotovoltaico
Este sistema adiciona um método de armazenamento da eletricidade gerada (baterias de alguma forma), para que possa ser usada quando não está a gerar eletricidade. É o sistema escolhido para propriedades fora da rede, onde não há ligação à rede eléctrica.
Os custos e benefícios deste tipo de sistema têm de ser cuidadosamente considerados. As baterias representam um custo significativo e é possível que não se recupere o custo das baterias durante a sua vida útil. Serão necessários mais painéis para gerar eletricidade suficiente, pelo que o seu custo inicial é muito superior ao de um sistema simples.
Com as melhorias na tecnologia das baterias e nos sistemas de controlo que garantem uma utilização eficiente da eletricidade, a eficiência e os benefícios financeiros destes sistemas estão a tornar-se mais atractivos.
Outras considerações
Existem alguns outros pontos que são importantes a considerar quando está a considerar a instalação de painéis solares para a sua casa no Algarve.
Estética – É possível instalar painéis de uma forma onde eles podem operar de forma eficiente, e não ser um problema de vista. Muitas vezes o telhado mais alto é a posição ideal, uma vez que os painéis não serão sombreados, e estão escondidos da visão normal.
Também é possível instalar os painéis dentro do jardim, e longe da casa. Esta é muitas vezes uma boa solução quando há uma área dentro do jardim que está escondida.
Monitorização – embora os sistemas fotovoltaicos sejam geralmente “instalar e esquecer”, é importante verificar se estão a funcionar corretamente de vez em quando. Os picos de energia podem danificar o equipamento e causar falhas.
Existem muitos sistemas de monitorização simples que permitem verificar o desempenho do seu sistema remotamente (através da Internet).
Seguro – um sistema solar é um investimento significativo. A maioria das apólices de seguro residencial inclui cobertura para painéis solares, mas deve verificar se a sua apólice cobre quebras e picos eléctricos.
Conclusão
A utilização de sistemas solares no Algarve é, na nossa opinião, um dos melhores investimentos que pode fazer, desde que o sistema seja especificado corretamente para satisfazer (e não exceder) as suas necessidades.
Encorajamos todos os nossos clientes a considerar a utilização de sistemas solares fotovoltaicos para reduzir o seu consumo de eletricidade, e se tiver alguma questão em relação a este assunto por favor envie-nos um email